A Toca da Raposa abriga dentro do seu espaço, um Criadouro Conservacionista de Animais Silvestres, com aves, répteis e mamíferos, devidamente autorizado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente, cujo objetivo é contribuir com a conscientização , conservação e preservação da Natureza.
Os Animais
O Criadouro Conservacionista Regina Fonseca - Toca da Raposa - foi autorizado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA) no Ano de 2001, com o objetivo de contribuir com a preservação da fauna silvestre ameaçada ou não de extinção. Esses animais chegam ao Criadouro através do IBAMA e da Policia Ambiental, vindos do tráfico, maus tratos, caça predatória e redução de habitat. São assistidos por biólogos e veterinários e reintroduzidos na natureza, sempre que possível.
O criadouro favorece segmentos de pesquisas, banco de dados, informações conservacionistas para a manutenção futura da diversidade biológica de cada espécie e também a reprodução em cativeiro para a reintrodução em seus habitats naturais.
Animais que vivem no Criadouro:
- Mamíferos: Macaco Aranha da cara vermelha, Mono Carvoeiro ou Muriqui, Mico Leão da cara dourada, Bugio, Macaco Prego do peito amarelo, Macaco Prego, Sagui de Tufo Preto, Raposa do Campo, Furão, Irara, Mão Pelada, Quati, Veado Catingueiro, Ouriço.
- Aves: Arara Canindé, Arara Vermelha, Papagaio Verdadeiro, Gavião Carrapateiro, Gralha Azul, Mutum, Arara Azul, Tucano de bico verde.
- Répteis: Iguana, Jabuti, Cágado Tigre d’água, Teiú, Cobra do Milharal.
- Data da emissão: 09/03/2001
- Proprietária: Regina Fonseca
- Registro no IBAMA: 2/35/2001/000225-3
- Responsáveis: Veterinária Fernanda B. Passos Nunes e Biólogo Carlos Santana
Depoimentos de Nossos Visitantes
Amei conhecer este lugar maravilhoso, onde tive experiências incríveis e inesquecíveis. Vale a pena visitar, profissionais qualificados e humanizados. Acomodação muito boa, comida muito gostosa,feita com muito carinho. O contato com a natureza 100%. Os animais muito bem cuidados. Amei conhecer os índios e sua Cultura, nunca tinha imaginado um dia estar tão pertinho deles são lindos e receptivos. Fomos embora ontem com o gostinho de retorno. Nós da CCNE Igreja inclusiva Vila Mariana, agradecemos de coração todo carinho, cuidado e atenção conosco. Deus abençoe a todos!
A iniciativa por trás deste lugar é sensacional, importantíssima e não é feita pra mero turismo. Todo ano, em abril e maio, índios Kuikuro vêm do Xingu passar uma temporada, trazer sua arte, cultura, culinária e também contactar a civilização (sim, ir ao médico, comprar iPad, motores, materiais na 25 de Março). Nessa época, nos finais de semana, é aberto ao público. Às 14:30 acontece uma incrível apresentação de lutas e danças rituais. Antes e depois é a oportunidade para conversar com os índios, tirar fotos, fazer pinturas na pele e aproximar culturas. Fale devagar pois eles pouco entendem português, ou falam com bastante sotaque. Sua língua nativa é o caribe. Para adultos, é a extraordinária apresentação das 14:30 que interessa, junto com a arte autêntica e a conversa com eles antes e depois. Para crianças, há um pequeno zoológico com macacos e pássaros exóticos, espaço para atirar flechas, arvorismo, escorregador de farinha, escalada e outras atividades simpáticas.O lugar é bonito, bem cuidado, cheio de arte indígena autêntica e perto da capital. Oferecem almoço por quilo e vegetarianos comem só salada. Imperdível!
É um lugar apropriado para todas as idades realizarem pesquisas sobre animais, dando ênfase para a preservação das espécies! Destina-se a brincadeiras para diversas idades com recreadores muito bons! Impecável para escolas! Muitos temas podem ser trabalhados dependendo dos estudos!
Como colaborador me senti na necessidade de ressaltar tal realização, com todos os outros colaboradores que compartilhei bons momentos, adorei cada segundo, cada pedacinho desse paraíso. Com essa bela iniciativa de estar junto da nossa riquíssima cultura, honrando e multiplicando sensações, sentimentos e experiências. Obrigado Toca, por cada minuto de felicidade!!!
A dezoito anos nos emocionamos com este espaço, a cada ano nos renovamos com o contato com os índios.
Que este espaço seja eterno!
TIRE SUAS DÚVIDAS
INFORMAÇÕES
O Toca da Raposa está localizado na Rodovia Régis Bittencourt, Km 323, Bairro das Senhorinhas em Juquitiba. A distância de São Paulo é de apenas 72 Km.
O trajeto utilizado para o cálculo foi:
- São Paulo >
- Taboão >
- Embu das Artes >
- São Lourenço da Serra >
- Juquitiba
Caso prefira, ligue para: 11 3813-8773 / 11 4681-2854.
Ligue ou mande mensagem pelo nosso Whatsapp: 11 95050-0559.
Comments